Aspectos que aprimoram a aprendizagem na EAD com foco no aluno

a)Ambiente de aprendizagem e a interatividade: entendo que a interatividade ocorre num espaço virtual chamado de ambiente. Os ambientes são previamente organizados para criar uma relação a partir dos diferentes objetos da aprendizagem e que transcendem as ferramentas disponibilizadas pela plataforma, cuja proposta tem ampliado e recriado os múltiplos saberes para a construção do próprio conhecimento. Ou seja, os elementos interativos estabelecem percursos que conduzem aos objetivos que são traçados.
b)Relações interpessoais: Como em qualquer relação, algumas questões precisam ser combinadas e planejadas no que se refere à administração de conflitos, motivação e aproximação para esclarecimento das regras, no ambiente de aprendizagem EAD não é diferente. Há uma percepção clara quanto o desempenho dos diferentes papéis, o do professo-tutor como mediador que procura incentivar todo processo de construção do conhecimento e o do aluno, este responsável pelo desenvolvimento da sua própria aprendizagem que se dá em constante colaboração e respeito aos colegas, fisicamente distantes.
Enfim, compreendo que esses três aspectos Ambientes de aprendizagem, interatividade e as relações interpessoais nesta proposição de curso, abrem espaços múltiplos para criação de ambientes virtuais com fissuras para outros estímulos no processo de aprendizagem. Esse ambiente, contudo, permite incluir um número cada vez maior de pessoas em diferentes espaços educativos, num ritmo próprio, em várias situações e em distintos tempos.

Caminhos que levam a aprimorar o foco no aluno durante:

a)O Fórum e suas dinâmicas. Que tutor efetivamente concretize os objetivos da aprendizagem do fórum. Às vezes, são colocadas determinadas posições que nada acrescenta na discussão, ou seja, na abordagem em que se constitui a temática do fórum.
b)A Avaliação e tarefas: Nesse paradigma proposto pela EAD percebo a avaliação não tem sido um feedback para aluno. Assim, a sua função deixa de ser inclusiva e formativa no processo de construção de conhecimento, deixando de apontar outras possibilidades e abordagens do próprio conhecimento.
Há uma exigência grande com relação à entrega das tarefas, acho pouco eficaz.

Comentários

  1. Olá Ruth Ramiro! Gostei de você ter abordado em seu blog os aspectos que podem aprimorar a aprendizagem na EAD (ambientes de aprendizagem, interatividade e relações interpessoais). Agora, vamos pensar em como essa interatividade e essas relações interpessoais podem ser trabalhadas na EAD? Quais ferramentas podemos utilizar para interagir? Quais propostas poderíamos sugerir para o uso dessas ferramentas?
    Abraços,
    Patrícia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas